Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
7 ANO "A" - "B" - "C"  (23-07-2017)
PROJETO PLANETA MENALTOR  (22-07-2017)
GEOPENSAMENTOS  (04-07-2017)
ENQUETE
Qual turma mais acessa este site?
7o Ano 'B' - Polivalente
7os Anos
9os Anos
1o Ano 'A'
2o Ano 'A'
3o Ano 'A'
1o Ano Integrado 'A'
2o Ano Integrado 'A'
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


2 ANO "A"
2 ANO "A"

 

 

 

 

 

Nesta página serão postadas todas as atividades da disciplina de Geografia, portanto, fique conectado(a).

 

 

 

 

  

 

 

 

 

ATENÇÃO - CONTEÚDO PARA O SIMULADO!

 

 

Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional

 

Resultado de imagem para bacia hidrograficas brasileiras

 

 

Bacia Hidrográfica Amazônica


É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.

Bacia Hidrográfica do São Francisco


Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia


Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

Bacia Hidrográfica do Paraná


A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

Bacia Hidrográfica do Parnaíba


Abrangendo uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé.

Bacia Hidrográfica do Uruguai


Essa bacia está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas.

Bacia Hidrográfica do Paraguai


A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental


A bacia do Atlântico Nordeste Oriental é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo.

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental


Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu.

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste


A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste


Formada pelos rios Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.972 quilômetros quadrados.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul


Com predominância de rios de pequeno porte, essa bacia hidrográfica possui 185.856 quilômetros quadrado. Seus rios desaguam no Oceano Atlântico.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

 

Bacia Platina

Bacia Platina

Localização, países, características, onde fica, importância, hidrelétricas, importância desta bacia hidrográfica, rios principais da Bacia Platina

Localização (onde fica)

 

Também conhecida como Bacia do Prata, é uma bacia hidrográfica localizada na região sul da América do Sul. É formada por três sub-bacias hidrográficas: Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai e Bacia do Uruguai.

 

Características Principais

 

- Possui cerca de 3.000.000 km² de extensão. É uma das maiores bacias hidrográficas do mundo em extensão e volume de água.

 

- Os principais que a compõem são: rio Paraná, rio Uruguai, rio Paraguai, rio da Prata, rio Iguaçu, rio Salado, rio Paranaíba, rio Grande, rio Tietê, rio Canoas, rio Pelotas, rio Negro, rio Paranapanema, rio Ibicuí, rio Bermejo e rio Pilcomayo.

 

Importância na região

 

- Possui grande potencial de geração de energia elétrica, sendo que as usinas instaladas em seus rios geram cerca de 65% de toda energia consumida no Brasil.

 

- Muito usada para a navegação, pois possui muitos rios navegáveis.

 

- Por estar localizada numa região de significativo desenvolvimento econômico e concentração populacional, suas águas são muito usadas para o consumo doméstico, agrícola e industrial.

 

Países onde está presente

 

Os rios e outros recursos hídricos que formam a Bacia Platina estão presentes nos territórios dos seguintes países:

 

- Brasil

- Paraguai

- Argentina

- Bolívia

- Uruguai  

 

Principais hidrelétricas instaladas

 

- Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional – localizada no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. No tocante a geração de energia elétrica, esta usina é a maior do mundo. Ela possui capacidade de geração de energia elétrica de 14.000 megawatts.Fornece cerca de 17% de toda energia elétrica consumida no Brasil.

 

- Usina Hidrelétrica de Furnas – localizada no rio Grande, possui capacidade de geração de energia elétrica da ordem de 1.200 megawatts.

 

- Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza (Jupiá) – instalada no rio Paraná, possui capacidade de geração de energia elétrica de 1.550 megawatts.

 

- Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira - localizada no rio Paraná tem capacidade de 3.450 megawatts.

 

- Usina Hidrelétrica Porto Primavera - localizada no rio Paraná tem capacidade de 1.800 megawatts.

 

- Usina Hidrelétrica de Marimbondo - localizada no rio Grande tem capacidade de 1.440 megawatts.

 

 Curiosidade:

 

- Os três maiores rios da Bacia Platina (Uruguai, Paraná e Paraguai) nascem em território brasileiro.  

 

Resultado de imagem

 

 

 

 

 

 

 

 Resultado de imagem para fatores e elementos do clima

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para CLIMA DO BRASIL

 

 

 

topo