Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
9 ANO "A" - "B" - "C"  (17-04-2017)
3 ANO "A"   (03-04-2017)
PROJETO PLANETA MENALTOR  (30-03-2017)
ENQUETE
Qual turma mais acessa este site?
7o Ano 'B' - Polivalente
7os Anos
9os Anos
1o Ano 'A'
2o Ano 'A'
3o Ano 'A'
1o Ano Integrado 'A'
2o Ano Integrado 'A'
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe este Site...

 

 

 

 

 

 

 

 Logomarca Bonito HI Hostel - Albergue da Juventude

  

     

 

 

 

 

 

 

 

 

   

PENSAMENTOS GEOGRÁFICOS do PIBIDIANO DE GEOGRAFIA JÚNIOR CESAR 

 

"Pra você que faz cara feia quando eu digo que faço GEOGRAFIA ou solta um "Hum, que legal" extremamente irônico...

Só tenho a dizer que a amplicidade dessa ciência me torna a cada dia uma pessoa melhor e aumenta ainda mais o meu amor pelas diversas Geografias que rodeiam a todos. ...   Minha graduação me permite ousar a te falar um pouco sobre o universo ou da formação da Terra. Posso te explanar sobre a dicotomia do urbano X rural ou te fazer me odiar falando de política.   Posso ainda demonstrar como a dispersão dos biomas estão intimamente ligados à composição do solo, ao clima e dentre outros fatores.   Posso te ensinar a diferença de clima e tempo e te fazer perceber o quanto é engraçado quando você diz "Como está o clima hoje?" e te aborrecer falando de economia ou dos males do capitalismo.   Posso mostrar rochas, minerais e o dinamismo das formas e estruturas do relevo.   Posso ainda, descobrir contigo outras cidades, estados, países e continentes, e outros planetas também!   Conto histórias também, do PR, do Brasil e do mundo e quebro a cabeça com problemas matemáticos da nossa amiga Cartografia.   Questiono os problemas da educação geográfica e modifico meu modo de ensinar, para despertar a busca sagaz em aprender Geografia.   São tantas ciências que a Geografia engloba, que posso ter me esquecido de algo que está ao meu domínio. Mas é isso, não existe uma ciência melhor do que a outra, mas se existisse, a Geografia seria uma forte candidata!   A Geografia mexeu comigo e me fez amá-la incondicionalmente.   Enfim, a Geografia é uma mãe que te acolhe e te faz refletir, questionar e propor soluções para o mundo. Ela está em toda parte, até mesmo dentro de você."

 

 

 

 

 

 

 


1 ANO "A" "
1 ANO "A" "

 

 

 

Nesta página serão postadas todas as atividades da disciplina de Geografia, portanto,

fique conectado(a).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO SE FORMOU A TERRA?

 

Estamos muito acostumados a viver na Terra, e para nós parece que ela sempre existiu. Mas isso não é verdade: em algum momento, mais ou menos 4,6 bilhões de anos atrás, nosso planeta se formou. E como a Terra nasceu?

 

Representação artística da formação do Sistema Solar. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

 

Representação artística da formação do Sistema Solar. (imagem: NASA/JPL-Caltech)

 

“Para contar essa história, a gente precisa voltar muito, mas muito mesmo no tempo, antes de existir o nosso próprio Sistema Solar”, responde a geógrafa Tânia Maris Pires Silva, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina. Existia, naquele tempo, uma grande nuvem de poeira e gás em uma enorme região do espaço. “Esses pedaços de pedra espacial colidiram e se uniram pela força da gravidade, que atrai os objetos entre si por meio da interação de suas massas”, conta a pesquisadora.

Quando os pequenos pedaços começaram a se unir por causa da gravidade, formaram uma nuvem de pedras espaciais, que começou a girar. “Nesse processo, o material mais denso foi ficando no centro da nuvem e o restante, jogado para a periferia. A grande quantidade de matéria que ficou no centro originou o Sol, e a matéria que foi jogada para a periferia formou anéis. Cada anel deu origem a um planeta”, completa o geofísico Eder Molina, da Universidade de São Paulo.

Resumindo, o planeta Terra – como ou outros planetas do Sistema Solar – se formou a partir de pedaços de rocha que “sobraram” após a formação do Sol, graças à ação da força da gravidade. “Ela foi fundamental para a formação do universo e continua sendo muito importante na transformação dele”, encerra Tânia.

Fonte: http://chc.org.br/como-a-terra-nasceu/

 

 

 

 

 

 

 

topo