O QUE É O PROJETO PLANETA MENALTOR?
“Planeta Menaltor: pensar e agir localmente e pensar e agir globalmente.”
O título do projeto é uma referência ao nome do Colégio Prof. MENeleu de ALmeida TORres e objetiva fundamentalmente desenvolver metodologias de ensino na área de geografia e demais disciplinas curriculares do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, aplicando conceitos inovadores em relação ao processo ensino-aprendizagem e aos processos avaliativos promovendo novas dinâmicas na forma de promoção da cidadania.
Desenvolver práticas de estudos e dos conhecimentos geográficos a partir dos conteúdos de Geografia como conhecimento articulador dos saberes e relacionando com as demais disciplinas curriculares, com a organização das(os) alunas(os) do 7ºs ano do Ensino Fundamental, 9ºs ano do Ensino Fundamental, 1ºs, 2ºs e 3º anos do Ensino Médio e dos 1º e 2º anos do Curso Técnico em Administração Integrado, do Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, em equipes que criarão e representarão países fictícios, reproduzindo as relações internas e externas entre as nações, continentes e organizações internacionais.
O Conselho de Segurança da ONMT - Organização das Nações Menaltorianas é o princpal órgão formado pelos primeiros 6 países a se destacarem no Projeto Planeta Menaltor - Pensar e Agir Localmente para Pensar e Agir Globalmente, por apresentarem exímia organização ou desenvolverem os primeiros projeto na perspectiva dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São eles: República Federativa de Brownsberg do 2° Ano Integrado Curso Técnico em Administração, a República de Resilence do 2° Ano "B", a República Semi-presidencialista de Megun do 1° Ano Integrado Curso Técnico em Administração, República de Edenia do 2° Ano "A", Monarquia de Wonderland do 3° Ano "B" e a República Sustentável de Ecotopia do 3° Ano "A".
A atividade Planeta Menaltor é uma proposta de metodologias ativas baseada na aprendizagem por projetos onde @s estudantes se envolvem com tarefas e desafios para resolver problemas ou desenvolver projetos que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula.
Pelo quinto ano, realizamos o Projeto Junho Verde como forma de incentivar as práticas e ações na busca de atitudes mais sustentáveis e reais diante do descalabro que se instaurou implantado pela mercantilização de todos os espaços, de todos os seres vivos, de todas as culturas, de todas as nações e de todas as relações. PENSAR E AGIR LOCALMENTE, PARA PENSAR E AGIR GLOBALMENTE.